volta-inicil
Página inicial Fitas Atores Principais Ajuda Criadores

Ajuda Psicológica

Depressão é um transtorno mental a qual ocasiona ansiedade, bipolaridade, irritação excessiva, tristeza constante, em que encaminham ao suicídio. De acordo com o Mapa da Depressão, o Brasil é classificado o terceiro país mais depressivo do mundo e o número de casos de depressão está em constante crescimento e a grande parte dessas vítimas são jovens, além da pressão pessoal e social sofrida por estes, há muitos outros motivos que contribuem para o desenvolvimento desse problema, podendo levar até mesmo ao suicídio.

Os jovens estão sujeitos a diversas exigências da sociedade, tendo que fazer escolhas, aprimorar sua formação profissional e enfrentar o mercado de trabalho sem estarem maduros e preparados psicologicamente e sofrer uma extrema pressão escolar, mas quando não obtém um bom resultado ficam ansiosos, sentem-se inúteis e tristes. Logo, alguns se tornam depressivos por essa frustração.

Aliados à essas exigências estão os problemas familiares e de relacionamento, as perdas, certos traços de personalidade, o stress e até mesmo as questões genéticas que vêm contribuindo com o aparecimento da depressão entre esse público.

Diante desse aumento considerável de quadros depressivos na juventude, medidas deverão ser tomadas para que haja diminuição do número desses casos. Os pais ou responsáveis deverão prestar apoio e acompanhar o jovem em suas escolhas, buscando alternativas que o ajude em suas dificuldades, como o tratamento médico, entre outros meios. Os ministérios da saúde e educação, em parceria, devem promover campanhas de conscientização em escolas informando sobre a doença e incentivando ao tratamento.

Em casos de crises entre no link a seguir do site oficial de ajuda psicológica da série Thirteen Reasons Why e fale com alguém anonimamente.

Site oficial

Deve-se observar detalhes nas atitudes dos jovens, algumas podem ser pequenos pedidos de ajuda. As redes sociais em muitos casos, podem passar a impressão de que todos estão felizes e, assim, contribuir para aumentar a angústia dos jovens.

“Depressão não é brincadeira, depressão é um caminho para um túnel escuro sem volta, então seja a luz em seu final para alguém perdido que está prestes a desistir.”